Realização

Participe do Concurso
Preencha seus dados, leia o Regulamento e envie.
A ABISUB irá enviar para o e-mail informado as instruções e arquivos para preenchimento.

REGULAMENTO

 

A Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (BIOMAR) reúne projetos patrocinados pela PETROBRAS, através do Programa PETROBRAS Socioambiental, que tem por objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil, atuando na proteção e pesquisa de espécies e dos habitats relacionados.

Atualmente fazem parte da Rede Biomar os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar.

 

As ações realizadas incluem objetivos de:

• Ampliar a produção e a divulgação do conhecimento técnico e científico para a conservação da biodiversidade marinha;

• Subsidiar e acompanhar a formulação e a aplicação das políticas públicas voltadas para a conservação marinha;

• Promover aumento de consciência e comportamentos alinhados à conservação ambiental;

• Promover inclusão social das comunidades que vivem nas áreas de atuação dos projetos;

• Apoiar o desenvolvimento e a gestão dos projetos participantes da rede.

 

O PARQUE NACIONAL MARINHO DOS ABROLHOS

Primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, criado em 1983, Abrolhos representa um marco para a conservação marinha no país, ajudando a preservar uma porção significativa do maior banco de corais e mais importante berçário das baleias-jubarte do Atlântico Sul, além de espécies de tartarugas-marinhas, aves, peixes e invertebrados.

Entre suas principais atrações estão os chapeirões: colunas de corais de até 20m de altura que se erguem abruptamente do fundo e se abrem em arcos perto da superfície, podendo chegar a 50m de diâmetro – verdadeiros condomínios onde habitam uma infinidade de seres marinhos.

 

INSCRIÇÃO

A submissão de fotos deverá ocorrer entre 22 de fevereiro a 15 de março de 2021.

√ CATEGORIA DE FOTÓGRAFOS: 

DSLR/MIRRORLESS e COMPACTA

 

√ CATEGORIAS DE IMAGENS: 

GRANDE ANGULAR: Foto da paisagem subaquática, feita com lente Grande Angular.

 

MACRO: Foto subaquática de aproximação de qualquer assunto marinho, desde que o assunto principal da imagem não seja peixe ou parte de peixe.

 

PEIXE: Foto de um peixe, parte de peixe, peixes ou cardume.

 

FOTO REDE BIOMAR: Foto subaquática de apelo jornalístico de organismos-foco dos projetos da rede Biomar, que ocorram na região de Abrolhos (baleias-jubarte, tartarugas-marinhas, meros, recifes de coral e ambientes coralíneos).

 

ATENÇÃO: Todas as imagens submetidas têm que obrigatoriamente contemplar seres marinhos que possam ser encontrados na região de Abrolhos e que façam parte da rede Biomar: organismos de ambientes coralíneos, recifes de coral, chapeirões, tartarugas-marinhas, meros e baleias-jubarte. Cada participante deverá enviar uma imagem por categoria.

Entende-se por região de Abrolhos o ambiente costeiro marinho entre a foz do Rio Doce, no norte do Espírito Santo, e a foz do Jequitinhonha, no sul da Bahia.

 

Para saber mais sobre que organismos de ambientes coralíneos que ocorrem na região de Abrolhos, acesse:

https://www.icmbio.gov.br/portal/parna-marinho-dosabrolhos

https://coralvivo.org.br/arquivos/documentos/Livro-Coral-Vivo-Noticias-Colecao-Completa-2007-2020.pdf

Capítulo 1: Recifes brasileiros, sua importância e conservação.

Clovis Barreira e Castro, Carla Zilberberg

https://coralvivo.org.br/arquivos/documentos/Livro-Zilberberg-et-al-016-Conhecendo-os-Recifes-Brasileiros-Rede-de-Pesquisas-Coral-Vivo.pdf

 

SUBMISSÃO DAS IMAGENS

Trata-se de um concurso de fotografia, não de Photoshop. O Photoshop (ou software semelhante), não é um substituto para uma boa fotografia. Portanto, estamos fornecendo as seguintes diretrizes sobre quais modificações são aceitáveis e quais não são.

PERMITIDO:

Mudanças globais; temperatura de cor, brilho, contraste, nitidez, alterações de saturação, ajustes tonais, ajustes de equilíbrio de cores.

ROTAÇÃO E FLIP

Remoção limitada de suspensão/backscatter. Isso não inclui remover mergulhadores, peixes, etc.,

Recortes são permitidos, desde que não interfira na composição da imagem.

Só́ serão aceitas fotos obtidas em território nacional brasileiro.

 

NÃO PERMITIDO:

Cortar e colar seções de outras imagens, clonar ou criar objetos (ou seja, adicionar mergulhadores, peixes ou brilho para simular uma lanterna).

Desfoque excessivo ou escurecimento excessivo do fundo (ferramentas de vinheta, etc.).

Comportamentos que demonstrem qualquer forma de deterioração ou poluição do meio ambiente. As pessoas retratadas devem passar um comportamento inquestionável em relação à proteção do meio-ambiente.

Fotos com qualquer tipo de identificação do autor, como textos ou marcas d’água.

 

ATENÇÃO: As fotografias precisam ser inéditas e não podem ter sido publicadas anteriormente (artigos, revistas ou livros, impressos ou eletrônicos) nem premiadas em outras competições. Galerias pessoais, virtuais, tais como Instagram, Facebook etc.. não serão consideradas

publicações.

 

ENVIO DAS IMAGENS

Os envios das imagens deverão ser realizados pelo Wetransfer ou outra ferramenta de envio semelhante para abisub.abisub@gmail.com.

O corpo do email deverá constar nome do autor e a categoria do fotografo, e na imagem enviada deve constar a categoria GA (Grande Angular), MA (Macro), PE (Peixe) e RB (Rede Biomar).

As imagens devem ser enviadas no formato JPG com tamanho máximo do arquivo de 3MB.

Arquivos RAW originais serão solicitados a todos os finalistas para fins de autenticidade, bem como jpg de alta resolução. Uma inscrição pode ser desqualificada se uma imagem RAW ou JPEG original não estiver disponível.

Todas as fotos enviadas deverão obrigatoriamente conter a indicação do local geográfico em que a imagem foi capturada.

 

JULGAMENTO

Um corpo de jurados, com notória experiência em imagens sub, fará o julgamento das imagens (a ser definido e divulgado a partir do dia 22/02 através das redes sociais dos projetos da Rede Biomar). O período de avaliação será́ realizado entre os dias 15 a 30 de março de 2021.

A decisão final do júri é incontestável e soberana.

Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora.

 

RESULTADOS E PREMIAÇÕES

Os resultados serão divulgados no dia 30/03/2021.

Os primeiros colocados da categoria fotógrafo serão contemplados com uma viagem de 3 dias ao arquipélago de Abrolhos (não incluso translado, alimentação e transporte terrestre).

Serão premiados os 5 primeiros colocados de cada categoria de fotógrafo com troféus e Kit BIOMAR.

 

PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO:

Envio de todos os documentos solicitados, bem como ficha de inscrição preenchida e termos de cessão de imagem assinados.

 

RESUMO DO QUADRO DE DATAS:

22/02/2021

Abertura das inscrições

15/03/2021

Encerramento das inscrições

30/03/2021

Live de premiação

 

Rede BIOMAR:

Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador, Projeto Meros do Brasil e Projeto Tamar.

Apoio

Patrocínio