Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas

Shootout 2017

 

 

Nos dias 13 e 14 de agosto foi realizado em Cabo Frio – RJ o primeiro evento organizado pela nova diretoria da Abisub – Associação Brasileira de Imagens Subaquaticas, o Shootout Abisub 2017.

Sob a coordenação da diretora de eventos, Paula Loque, e do diretor de Marketing, Cleber Assumpção, com apoio dos demais integrantes da Abisub e capitaneados pela nova presidente Noeli Ribeiro, o evento teve como base a Pousada Porto Canal e operadora Litoral Sub, de propriedade de Keila Xavier e Eduardo Resende. A pousada e operadora, que já trilham uma duradoura parceria com a Abisub, tem uma estrutura pouco vista no Brasil, além de um gerenciamento ímpar dos proprietários e apoio de seu staff. Tudo isso possibilitou que mais uma vez um evento da Abisub ocorresse com enorme sucesso mesmo em condições climáticas adversas.

O Shootout Cabo Frio 2017 trouxe como novidade a divisão de categorias, não mais separando os competidores em Master e Iniciante, como vinha sendo feito, mas sim de acordo com o equipamento utilizado pelo fotógrafo, divididos nas categorias Compacta e DSLR/Mirroless. Além disso, repetindo o formato de sucesso do Shootout 2015, os fotógrafos competiram em equipes formadas por um fotógrafo de cada categoria, visando a troca de informações entre os mesmos e propiciado uma forma de disputa pouco usada durante outras competições.

Quinze mergulhadores (14 fotógrafos e 1 assistente) participaram da competição, sendo que seis equipes foram formadas. Cinco estados, RJ, SP, MS, RS e MG, foram representados por fotógrafos experientes, muitos com medalhas e títulos em eventos nacionais. Mas o evento e também foi abrilhantado pela participação de fotógrafos iniciantes, como o Theo Machado, que com apenas doze anos de idade já foi contaminado pelo vírus da fotografia subaquática.

Dias antes do evento a previsão do tempo não se mostrava nada animadora, com expectativa de mar revolto e agitado para o final de semana do Shootout, devido à uma ressaca que atingiu naquela semana boa parte do Brasil. Na véspera da competição, sexta-feira, alguns mergulhadores saíram para treino e voltaram um pouco assustados com o que viram nas enseadas da Ilha do Papagaio, baixíssima visibilidade - menos de 1m - e mar muito mexido. Mesmo assim, a direção e os competidores decidiram por manter o evento e aguardar as condições para o dia seguinte.

Na manhã de sábado, todos animados, câmeras prontas, foto oficial, equipamentos e competidores embarcados e zarpar!!! Porém, ainda existia a dúvida: “Vai ter campeonato?”. Já na saída do canal, a equipe encontrou o mar alto e, na chegada à Ilha dos Papagaios, fortes ondas lavavam os rochedos da enseada 3, a mais abrigada da Ilha. Perspectivas nada animadoras. Priorizando a segurança, a discussão já era sobre a possibilidade do cancelamento, até que Eduardo Resende propôs a mudança de rota para Arraial do Cabo para tentar águas mais calmas.

Alguns minutos de navegação e o grupo encontrou, apesar do mar ainda agitado, condições muito melhores comparadas às da Ilha dos Papagaios. A visibilidade era bem melhor à encontrada na véspera, muita suspensão e rebojo, mas foi possível fotografar em segurança. “Santo” Eduardo salvou o Shootout 2017!.

Como a previsão era de que no domingo as condições estariam piores e que não seria nem possível chegar a Arraial, cabia aos fotógrafos tentar fazer as fotos das 4 categorias propostas (Grande Angular, Peixe, Close-up e Temática, esta última exigindo fotos de Blênios ou Góbios) em apenas 2 mergulhos. Sendo assim, câmeras na água!

De volta a pousada, à noite os participantes foram brindados com uma excelente palestra da oceanógrafa Maíra Borgonha, sobre vídeo-sub, nova categoria das competições da Abisub. E após a palestra, festa!!! Um coquetel de confraternização reuniu os presentes no restaurante da pousada com muita troca de informação e torcida para que o dia seguinte apresentasse condições de mergulho favoráveis.

No domingo, todos embarcados novamente, o barco rumou para a Ilha do Papagaios, único destino que o vento permitiu chegar em condições seguras e relativamente confortáveis. Mas, infelizmente as previsões se concretizaram e as condições na Ilha eram ainda piores que a do dia anterior, não restando alternativa, se não cancelar o último dia de mergulhos. Mas se não tem foto, tem festa! Rapidamente a comissão organizadora, em conjunto com a direção da pousada, organizou um churrasco para todo o pessoal, que nesse momento já se reunia e trocava opiniões, dando início à escolha das fotos.

Mesmo com as condições nada favoráveis, boas fotos foram apresentadas pelos competidores. Depois de 15 dias de suspense e ansiedade, aguardando as notas do corpo de jurados, dirigido por Luiz F. Cassino, o resultado foi divulgado.

Em primeiro lugar por equipe levaram o troféu Fernanda Saldanha (RJ)/Peu Guerbas (MS), seguidos de Monica di Masi (RJ)/Cleber Assumpção(RJ) em segundo lugar e Karinna Monat(RJ)/Lis Gomide(SP) em terceiro lugar.

Eduardo Maris (MG) foi destaque individual, mesmo não estando competindo em equipes, levou 2 ouros e 1 bronze na categoria DSLR/Mirroless e Fernanda Saldanha destacou-se na categoria compacta com 3 ouros e 1 prata.

Contamos com todos fotógrafos e assistentes no nosso próximo evento!